segunda-feira, 23 de maio de 2011

NOVOS COPOS

    Em meio a discussões entre utilizar copos pláticos que além de demorar  centenas de anos para decompor ocupa uma grande parte do lixo presente no planeta. E o copo de vidro que constantemente precisa ser lavado com água e detergente. Criou-se os novos copos descartáveis de papel.
    A empresa Ecopo sediada em São Paulo oferece a nós uma ótima opção para buscarmos cada vez mais uma vida sustentável, viver bem com o bem do meio ambiente.
Segundo o site da empresa, o papel utilizado para fabricação do ECOPO é de origem de madeiras de reflorestamento e produzido com 100% de fibras virgens. A cor do papel é meio amarelada porque eles não utilizam químicos branqueadores que fazem mal à saúde.
     O objetivo da empresa é diminuir a quantidade de lixo produzida e ocupar menos espaço para armazenamento e transporte, o que, consequentemente, diminuiria também a quantidade de gases poluentes emitidos já que menos viagens seriam necessárias.
    Um copo ecológico é feito de papel, fácil de usar, e quando descartado não deixa resíduos tóxicos na natureza. O produto se degrada em até 18 meses.
    "A vantagem de adquirir o nosso 'ecopo' é ter menos volume de lixo gerado. Além disso, ele é econômico porque é mais barato que o plástico e totalmente ecológico", diz o gerente da empresa Stephano Shin em entrevista. Além de ecológico, os ecocopos são baratos: uma caixa com quatro mil copos sai por R$ 52,00.
     A novidade só não se adequa muito bem a bebidas quentes. Como o copo é feito de papel e é fino, o líquido poderia queimar a mão de quem segurasse.



     Feito de ágar-ágar, um tipo especial de gelatina de algas, o copo é comestível e, por isso, resolve todos os problemas relacionados à produção de lixo, desperdício de água e poluição.
     Coloridos e maleáveis, os Jellowares são fabricados em três versões – limão e manjericão, gengibre e hortelã e alecrim e beterraba –, dando ao consumidor a chance de escolher o sabor que melhor combina com a sua bebida.
     O produto só requer dois cuidados: se não for consumido imediatamente, deve ser guardado na geladeira, e a sua ingestão deve ser controlada. Isso porque, segundo os fabricantes, comer mais do que três Jellowares por dia pode trazer prejuízos à saúde, já que o ágar-ágar possui propriedades laxativas.
     Mas quem não quiser correr o risco de passar o resto do dia no banheiro ou estiver de regime, não precisa comer o copo: o Jelloware é biodegradável e, por isso, segundo os fabricantes, pode ser enterrado em qualquer área verde, que se transformará em adubo para as plantas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial